EM CASO DE DÚVIDA, CONSULTE O SEU CORAÇÃO

Ana Paula Cruz

Leila é uma linda mulher na faixa dos 35 anos, bem sucedida profissionalmente e financeiramente. Conseguiu conquistar sua independência financeira ainda bem jovem, ao custo de muito trabalho e estudo. Ela tem quase tudo que as mulheres de sua idade almejam: casa própria, carro zero e um guarda roupa de dar inveja a qualquer uma. Porém, muitas vezes ela precisa disfarçar sua frustração quando percebe que todas as suas amigas estão se casando e ela sequer tem um namorado para dividir a pipoca durante a sessão de cinema. Pensa consigo mesma: será que há algo errado comigo? Porquê meus romances não dão certo? No fundo, ela sempre acalentou o sonho de se casar de véu e grinalda na igreja e de ter filhos. 

Nos fins de semana, ela costuma sair com as amigas para beber uma cerveja, relaxar e dançar. Conhece vários caras, beijas alguns e outros ela faz questão de dispensar assim que percebe o flerte. Sua angústia aumenta quando ela tem de voltar sozinha para casa. No fundo ela queria dormir abraçada com alguém, conversar até o dia amanhecer. 

- Minha vida seria mais interessante se eu tivesse alguém ao meu lado para partilhar a minha rotina monótona. Reflete Leila depois de um longo suspiro de desesperança.

Os dias passam e ela está cada vez mais sobrecarregada no trabalho. Reuniões e mais reuniões a deixam bem exausta. 

Depois de um dia estressante de trabalho, Leila se prepara para ir embora. Ela não vê a hora de ir para casa descansar. No caminho de volta a sua residência, ela pára no sinal fechado. Está ouvindo sua música favorita, quando de repente um transeunte se aproxima do seu carro e lhe entrega uma propaganda. Ela se assusta, mas logo percebe que não era nada demais. A princípio a propaganda lhe chama a atenção, mas logo o sinal de transito abre e ela precisa acelerar o veículo, pois logo atrás os motoristas apressadinhos começam a buzinar.

Ao chegar em casa, ela lê atentamente o anúncio:

'' Faço e desfaço qualquer trabalho! Jogo búzios, cartas e tarô. Trago a pessoa amada de volta em 3 dias! Resolvo problemas de ordem financeira, sentimental e familiar. Mãe Nair ao seu dispor. Disque solução 111-7171''

Esoterismo nunca foi a praia de Leila, logo ela que estudou em colégio de freiras. Sempre achou uma bobagem consultar horóscopo. Mas de um tempo para cá, ela se questionava se já não era hora de cuidar mais do seu lado espiritual. Afinal, existem mais mistérios entre o céu e a terra do que pensa nossa vã filosofia. Talvez uma consulta com as forças ocultas não seja tão ruim para tentar entender as questões que ainda não têm resposta.

No manhã seguinte, ela dá um pulo da cama ao ouvir o som estridente do seu despertador. Dormiu a noite toda como uma pedra, estava bem disposta para mais um dia de labuta. Rapidamente ela toma seu café e se arruma. Ao se maquiar, ela lembra vagamente da propaganda e pensa consigo mesma se vale a pena ou não se consultar com essa tal Mãe Nair. Ainda não estava certa disso, talvez seja uma bobagem, pensa ela ou não, quem sabe? De certa forma, Leila sabia que aquele anúncio despertou algo diferente em seu coração, mas ainda não sabia o quê. 

Leila parte rumo a sua jornada diária. Trânsito caótico, reunião com chefe e cobrança de produtividade. Nossa, como sofrem as executivas, logo hoje que minha TPM está a mil por hora, pensa sozinha enquanto digita um memorando. No final da tarde, ela se encontra com sua amiga de escritório e elas combinam um café.

-Tereza! Que bom encontrar você, tem tempo para um cafezinho mais tarde? Pergunta Leila. 

-Claro amiga, hoje o dia foi duro, todas nós precisamos de um break. Responde a animada Tereza.

-Combinado, nos veremos às 3 da tarde ! Exclama Leila.

- Ok, até lá! Responde Tereza com um sorriso.

As duas se encontram no café da esquina. Conversam animadamente por alguns minutos, até que Leila decide indagar Tereza sobre a consulta à cartomante.

-Amiga, você já foi ou conhece alguém que se consultou com cartomantes? Indaga Leila sem jeito.

-Sim amiga, eu mesma já fui. Comigo deu super certo, quase tudo que a vidente disse condizia com a verdade. Porque me perguntas isso? Questiona Tereza.

- Na verdade, eu ando me sentindo sozinha, não tenho sorte no amor. Nas outras áreas da minha vida, tudo flui bem, mas com relação ao amor...., melhor nem comentar! Desabafa Leila com um semblante triste.

- Sei lá, talvez se eu cuidasse mais do meu lado espiritual a coisa poderia melhorar pro meu lado. O que você acha amiga? Pergunta Leila.

- Sem dúvidas, todas as áreas da nossa vida merecem atenção, e você só vive para o seu trabalho, o que não te ajuda em nada a encontrar teu companheiro. Se pensas em cuidar do lado espiritual, eu acho ótimo, mas não se esqueças que devemos cuidar do todo e não apenas de uma parte. Aconselha Tereza.

-Você tem razão, eu preciso cuidar mais de mim. Tenho que ir amiga, já deu minha hora. Sua companhia foi muito importante para mim. Agradece Leila com um sorriso.

As duas se despedem e Leila corre apressada para seu escritório. Faltam poucas horas para ela ir embora. E, dessa vez já estava decidida, irá ligar para a cartomante assim que puser os pés em casa. No final de seu expediente, ela faz o percurso de volta ao lar, está mais animada, sente que seu coração está mais esperançoso com a possibilidade de alguém lhe revelar situações novas a respeito de seu futuro.

Ao pisar em casa, ela procura o telefone da Mãe Nair e o encontra no fundo da bolsa.

Ela então decide fazer a ligação.

-Mãe Nair boa noite! Fala a atendente.

- Ahh, boa noite! Repete Leila.

-Em que posso ajudá-la? Pergunta a atendente.

- Gostaria de saber qual o preço da consulta? Pergunta Leila.

- Custa R$500. Responde a atendente.

Leila pensa em desistir na hora, pois acha a consulta cara, mas logo seus pensamentos são interrompidos pelas perguntas da atendente.

-Senhora? Ainda está na linha? Questiona a atendente.

-Estou sim, pode marcar para quinta-feira da próxima semana? Responde Leila.

- Sim senhora, mas a Mãe Nair só tem horário para às 9 da noite, tudo bem? Pergunta a atendente.

- Sim, o horário está ótimo. Responde Leila.

- Posso ajudá-la em algo mais? Pergunta a atendente.

- Não obrigada! Responde Leila.

- Mãe Nair agradece a ligação tenha uma boa noite! Fala apressadamente a atendente e termina a ligação.

A semana passa rápido, e quando Leila se dá conta, já chegou o dia da sua tão esperada consulta.

Ele se dirige até o local, e sua aflição aumenta a medida em que ela se aproxima do templo de Mãe Nair. Ao estacionar seu carro, ela visualiza a casa por fora e fica surpresa com o que vê. Na sua imaginação, o lugar seria humilde, não passaria de uma casinha de alvenaria com um teto de telhas. Ledo engano, a casa de Mãe Nair era uma mansão. Ao tocar a campainha, ela se surpreende quando o portão é aberto. Nunca poderia imaginar nem em sonho que a casa de uma mãe de santo fosse tão luxuosa e tivesse 3 carros zero km na garagem. 

-Nossa, que casa linda! Exclama Leila com admiração.

- Boa noite senhora! Seja bem vinda a casa de Mãe Nair. Por favor queira se dirigir até aquela recepção para ser atendida. Orienta o segurança da mansão.

Leila agradece e vai até a recepção da casa.

- Boa noite senhora, tem horário marcado? Questiona a recepcionista.

- Sim, às 9 horas. Responde Leila.

-Qual será a forma de pagamento Dona Leila? Aceitamos cartões de crédito, débito e dinheiro. Pergunta a atendente.

- Vou pagar no cartão. Responde Leila.

- Obrigada Dona Leila, queira por gentileza se acomodar na sala de espera, em instantes Mãe Nair irá atendê-la. Aceita um café ou uma água? Pergunta a recepcionista.

-Não obrigada! Responde Leila.

Leila espera por longo 30 minutos! Já estava impaciente, quando ouve chamar seu nome.

-Dona Leila, vamos até a sala da Mãe Nair, a senhora será a próxima a ser tendida.

Seu coração acelera, suas mãos suam e ela mal pode esconder o nervosismo. Ao entrar na sala de Mãe Nair, Leila fica pasmada com a mistureba religiosa que existe ali. Tinha Ganesha, Orixás, Santos Católicos, Carrancas, pequenas estátuas de índios e até um olho grego. Sentiu um arrepio na espinha enquanto visualizava tudo aquilo. De repente, ouve uma voz rouca chamar seu nome. Era a Mãe Nair.

Nair, é uma senhora obesa que aparenta ter uns 70 anos. Uma mulata de traços fortes e sisudos. Não é muito simpática a primeira vista, mas aos poucos ganha a confiança dos clientes. Faz questão que sua indumentária esteja impecável nos dias de atendimento, pois é muito vaidosa. Usa batom vermelho, turbante e muitos anéis. Ela é experiente na arte de ludibriar as pessoas.

- Pode se sentar, fique a vontade! Diz Mãe Nair.

Leila se senta, ainda está um pouco assustada, tudo aquilo é muito novo para ela. Não sabe como vai começar a indagar sobre suas questões.

Mãe Nair, que não é boba nem nada, logo percebe a inquietação de Leila e observa que ela não usa aliança na mão esquerda, então conclui: ela é solteira. Talvez tenha até namorado, mas o que a traz aqui é alguma questão relacionada ao amor. 

- Vamos iniciar a consulta? Indaga Mãe Nair.

- Sim! Responde Leila.

-Pois bem minha filha, quero que escolha uma carta e mentalize sobre as perguntas que quer saber. Mãe Nair então embaralha as cartas e as entrega a Leila. Ela então escolhe as cartas e as devolve a Mãe Nair. 

-Um momento minha filha, preciso consultar as forças superiores para responder suas perguntas. Fala a vidente com um tom de voz alterado.

Mãe Nair então espalha as cartas sobre a mesa e faz cara de suspense. Leila observa tudo atenta, está ansiosa para saber o que a vidente tem a lhe revelar.

-Vejo aqui minha filha que seu problema é de ordem amorosa. Seus caminhos estão fechados no campo amoroso. Você precisa agradar sua pomba-gira e colocar rosas vermelhas na encruzilhada. Também seria bom acender velas no cruzeiro e tomar banho de rosas brancas. Aconselha Mãe Nair.

- A senhora não consegue ver se há alguém especial no meu caminho? Questiona Leila.

-Sim, vejo aqui um moço jovem, de cabelos loiros, bem sucedido que aparecerá em breve na sua vida. Fique atenta, tudo vai depender de você. Provavelmente você o conhecerá no seu trabalho. Diz a Mãe Nair, tentando ser a mais convincente possível.

Leila respira fundo e já começa a imaginar como seria esse homem.

-Posso ajudá-la em mais alguma questão? Pergunta a vidente.

- Por quanto tempo preciso fazer esses rituais? Questiona Leila.

- Pelo menos durante 1 mês, esses rituais vão ajudar você a encontrar seu homem ideal e a trazer sorte nos outros campos da sua vida. Faço isso com fé! Aconselha a vidente.

- Em pouco tempo você conhecerá esse rapaz, e sua vida amorosa vai dar um salto! Promete a vidente.

A consulta não demora mais que 30 minutos e Mãe Nair trata logo de apressar o término da sessão, pois ela ainda terá de atender mais clientes.

- Minha filha, quer saber mais de alguma coisa? Pergunta Mãe Nair.

- Acho que já deu para entender tudo o que a senhora tinha a me dizer. Responde Leila.

- Vá com Deus minha filha, que os Orixás lhe acompanhem! Muito axé pra você. Fala a vidente.

Leila agradece e se retira da sala. Ela lembra de tudo que Mãe Nair falou enquanto dirige seu carro de volta para casa. Pensa consigo mesma se tomou a decisão certa em consultar essa vidente. Ela faz questão de cumprir religiosamente todos os rituais que a vidente lhe propôs. Os dias passam, e nada! Ninguém interessante surge no seu caminho. Ela então resolve esquecer essa bobagem de ritual e tem uma ideia melhor. Suas férias estão se aproximando, e ela pensa em fazer um cruzeiro para as Bahamas. Ela consulta sua amiga Tereza sobre a viagem e recebe todo o apoio. 

O tão sonhado dia do cruzeiro chega e Leila se sente feliz com a possibilidade de fazer novas amizades, se divertir e relaxar. Ela está desencanada com a questão amorosa, sua prioridade agora é ser feliz sem tantas preocupações com o futuro . Na primeira noite ela tem alguns flertes, mas nada que chame tanto a sua atenção. Ela bebe um pouco além da conta e resolve ir para o quarto dormir. Na manhã seguinte, o dia está lindo com muito Sol e calor. Ela decide se bronzear e escolhe uma cadeira próxima a piscina. Leila caminha depressa e o chão da piscina estava escorregadio. Ela escorrega e cai. Valter o professor de hidroginástica , passava na hora e a ajudou a se levantar.

- Machucou? Indagou ele.

- Não, foi só um susto! Responde Leila um pouco constrangida.

Valter era um homem na faixa dos 40 anos, alto, magro, simpático e com um belo cabelo grisalho. Ele é divorciado e pai de 2 lindas meninas. Tinha um belo e cativante sorriso. Quando finalmente ela se recompôs do tombo, seus olhares se fixaram. Os dois se sentiram atraídos um pelo outro. Ele fez questão de puxar assunto e ela finalmente resolveu abrir seu coração a alguém, sem medo.

Eles descobriram que tinham muitos pontos em comum e dia após dia, se tornavam mais íntimos. Eles engatam um tórrido romance. E ela, está vivendo a relação feliz e estável da qual sempre sonhou.

Leila então compreende que quando desejamos uma coisa do fundo do nosso coração, o universo conspira a nosso favor. Não é necessário videntes e rituais. Basta pedir e acreditar, pois tudo tem sua hora e lugar para acontecer.  

Comentários

  1. Texto que retrata as situações pelas quais muitas de nós, mulheres, já passamos. Ao nos questionarmos sobre algum ponto de nossas vidas que não temos explicações razoáveis, apelamos para o ocultismo, em suas diversas faces. Gostei do realismo com que tratou, quase nos deixa perceber uma situação vivida.

    ResponderExcluir
  2. Texto bem atual e realista, Ana Paula!

    ResponderExcluir
  3. Achei o texto um tanto longo. Ficaria mais interessante com a eliminação de algumas falas. De qualquer forma, o desenvolvimento da história é realista.

    ResponderExcluir
  4. Texto bastante longo mas que flui de maneira informal parecendo uma narração oral. Muitos detalhes e descrições minuciosas da situação que acabam por passar para o leitor todo o nervosismo e toda a grande inquietação da personagem. Leila é prolixa, está tensa e seus relatos longos e repetitivos transmitem muito bem a sua angustia. Acredito que a forma e o conteúdo do texto se encaixaram. Parabéns Ana Paula. Só espero que Leila se acalme e seja feliz com Valter.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os mais rodopiantes!

UM SONHO DE VIAGEM

CHEGAR E PARTIR

11 SUGESTÕES PARA FICAR DE PÉ, SEGUIDAS DE UMA SUGESTÃO EXTRA