11 SUGESTÕES PARA FICAR DE PÉ, SEGUIDAS DE UMA SUGESTÃO EXTRA

Carolina Geaquinto

  (Israëlis Bildermanas, Lagny, 1959)      



1) De pé, pernas estendidas, dobre o joelho direito, balance o pé ligado a esse joelho para frente e pouse-o sobre um ponto de apoio ascendente. Incline o quadril para frente e para cima, solte a perna esquerda do chão e dobre também o joelho desta perna, como o da outra, mas agora pouse o pé um pouco acima, sobre outro ponto de apoio ascendente. Repita os movimentos, sempre alternando pernas, joelhos e pés até chegar a um nível onde não haja mais apoios ascendentes, apenas apoios planos. Nesse lugar plano, deslize o pé direito para frente e o esquerdo para o lado. Tombe o tronco para trás.

2) Antes de querer ficar de pé, tente embrulhar seu equilíbrio em uma folha de papel, como para presente de Natal ou de aniversário. Toda vez que quiser ficar de pé, desembrulhe seu equilíbrio e escreva no papel o que sente. Faça isso durante duas semanas seguidas e conseguirá diminuir seu equilíbrio, bem como desenvolver uma nova maneira de ser desequilibrada.

3) Se os seus pés lhe derem um apoio seguro, tente usar saltos altos numa esteira em velocidade ou fazer steps com o pé engessado numa escada rolante.

4) Num papel de mais ou menos 15cm x 8cm faça uma lista do que te equilibra e do que te desequilibra. Jogue isso fora diariamente.

5) Faça uma pequena lista de coisas que você gostaria de dizer a alguém que já te desequilibrou. Após cada item, anote o número de fios de cabelo branco que aquela pessoa te custou. Agora faça a conversão dos fios de cabelo branco em desequilíbrios. Pinte de branco todo o cabelo.

6) Nunca se equilibre no momento em que tem um forte desejo.

7) Decida se vai se desequilibrar de uma vez ou gradualmente. Se preferir este último método, trate de fazer um sistema de descontrole de tal modo que possa conseguir desequilíbrios intermediários até chegar o dia D (dia de desequilibrar de vez).

8) Se “precisar” se equilibrar, equilibre-se com um só pé, no máximo.

9) Visite seu psiquiatra após se desequilibrar e peça-lhe para colar os cacos do seu ego com band-aid.

10) Volte aos seus velhos hábitos e problemas. Execute-os de maneira desequilibrada. Não tente resolvê-los de maneira equilibrada, faça as coisas certas desta vez.

11) Frequente espaços que te desequilibrem, como pontes, aeroportos, festas de criança, salas de espera, sorrisos não esperados, tudo que não é esperado, cidades insulares, batons vermelhos, livros de poesia.


SUGESTÃO EXTRA: faça um programa para ficar 24 horas sem se equilibrar. Diga a si mesma: “Hoje não me equilibro, custe o que custar”. No dia seguinte repita o propósito e assim sucessivamente. Só por hoje.

Comentários

  1. Genial, Carolina, texto totalmente desequilibrado e pouco ortodoxo. Me tirou do sério, ri mmuito. Vou adotar a medida número 5 já!
    M. Júlia.

    ResponderExcluir
  2. Ainda tentando entender o 1! hahahahaha

    ResponderExcluir
  3. O movimento um é o mais simples, mas explicado em detalhes faz parecer complicado; os outros, mais complexos, difíceis e impossíveis, escritos como simples fossem. Inteligência, nonsense e naturalidade. Genial.
    Deixarei pendurado esse decálogo em minha parede para todo dia olhar lá abaixo de meus pés nas cordas e sorrir.
    Estava com saudades de sua prosa poética, Carolina. Que bom que está de volta. Que belo presente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliana, obrigada pelos comentários carinhosos.
      Estou feliz de estar de volta, acompanhada de tantos textos bons!

      Excluir
  4. Diferente, diferente, diferente... desequilibre-se, embrulhe seu equilíbrio em uma folha de papel... frequente espaços que te desequilibre... 7) Decida se vai se desequilibrar de uma vez ou gradualmente. Se preferir este último método, trate de fazer um sistema de descontrole de tal modo que possa conseguir desequilíbrios intermediários até chegar o dia D (dia de desequilibrar de vez).
    Gostei muito do seu texto tão original! Escolhi o número 7!

    ResponderExcluir
  5. Esse é o perfeito manual do desiquilibrista! Acho que já li genial aqui em cima, mas terei que repetir: genial, Carolina! Gostei tanto que ando divulgando por aí rs.
    Vaneska

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os mais rodopiantes!

UM SONHO DE VIAGEM

CHEGAR E PARTIR