DAS ROSAS...,


Maria Júlia 

com acompanhamento musical

Domingo pródigo de sol e azul celeste. Saio da missa solene na catedral de Barcelona e depois de apreciar a Sadana, uma dança típica da região, saco alguns dinares do caixa automático. Feliz com a alegria da praça e da música, caminho pelo centro com aquele sentimento especial, de descoberta e liberdade, que muitas vezes se apodera dos viajantes.

No final de uma ruazinha cheia de lojas, a visão de uma imensa rosa rubra, linda, na mão de uma cigana, me atrai. Após um ligeiro momento de hesitação: o quê, ciganas aqui na Cataluna? Emigradas da Andalucia, sem dúvida!, para lá me dirijo, surpreendida com mais um presente domingueiro.

– No quieres llevar?
Não, não quero, mas não resisto ao cheiro da flor. É que acabara de ler um estudo identificando os odores em dez categorias diferentes: perfumado, amadeirado, frutado químico, de menta, doce, de pipoca, limão, e dois repulsivos, chamados de acre e apodrecido. Esta devia ser uma colombiana, conhecida pelos fortes odores:

Inalo e respiro fundo. Sinto uma leve tontura. Ao meu lado, uma outra cigana faz uma pergunta banal: de onde eres? De muy lejos, retruco. Deço a ladeirinha e entro num táxi. Quando abro a carteira para pagar, vejo que meus valiosos dinares tinham desaparecido, mas que, generosamente, me deixaram uma notinha dobrada de dez, a quantia suficiente para o trajeto. Como? Em que momento? Eu tinha segurado a alça da bolsa com força, sem abri-la nenhum instante. Ainda desnorteada e sob o impacto do ocorrido, vou à delegacia do bairro fazer a denúncia, quem sabe, consigo obter um reembolso do seguro. Com um sorriso de lado e ares de quem já conhece o enredo, o delegado pede que eu espere lá dentro. Entro no recinto e me sento no longo banco repleto de gringos de várias raças, tamanhos e cores. Constato que todos tinham contemplado uma flor- nem sempre a mesma - e perdido dinheiro. Um casal inglês fora aliviado em mil dinares. Consternação geral. A sala é invadida por ohs, ahs, superlativos absolutos e exclamações indignadas. O delegado entra trazendo inúmeras fotos, mas é difícil identificar as moças. São praticamente idênticas: morenas de cabelos longos, largos sorrisos, flores viçosas na mão. Todas vestidas de cigana. É o truque da moda, assegura-nos o delegado.

Após muita hesitação - tenho horror a acusar terceiros, com ou sem fundamentos - me levanto e aponto para a foto de uma cigana de saia amarela.
- Essa é a flor que não se cheira! Una flor sin olor! – exclamo em portunhol afiado.
– Segura? Indaga delegado. -Si señor! Ele parece satisfeito, mas não consegue balbuciar uma explicação plausível sobre o ocorrido. Saímos juntos da delegacia, com nossas denúncias devidamente registradas e o sumário esclarecimento do delegado - olor muy fuerte y manos muy delicadas, é tudo que diz- comentando sobre a flor rubra e traiçoeira que se alimenta da ingenuidade alheia Tínhamos caído no conto da rosa, um roubo baseado numa tática simples, sutil e banal dado no bando de estrangeiros de olfatos desprevenidos.

Chegando ao hotel, ainda aturdida com as emoções do dia, começo a divagar sobre as traições a que estamos sujeitos quando seguimos a esmo os nossos sentidos, sem permitir que o sexto, talvez o mais importante deles, se pronuncie. Minha cisma vai vão tão longe que no dia seguinte, ao acordar, eu me surpreendo cantarolando o clássico do mestre Cartola: “Queixo-me às rosas, mas que bobagem! As rosas não falam! Elas apenas exalam...” Simples assim.

https://www.youtube.com/watch?v=VofYXCJyeTY        

Comentários

  1. Adorei a trama , nao sei se foi biografica ou não mas isso não importa. A escolha do lugar excelente, as frases em espanhol deliciosas e o final muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom,,Júnior, o pior é que foi mesmo verdade, tudinho,menos o final com Cartola; tentei postar uma rubra rosa colombiana, para dar mais cor local,mas não saiu.

      Excluir
  2. Uma situação que poderia ser contada do ponto de vista chorumelas de vítima, foi narrada com leveza e diversão. Delícia!

    ResponderExcluir
  3. Um texto bem rela e que pode acontecer com qualquer um, menos avisado das tramoias a que estamos sujeitos quando nos deixamos levar por alguns dos sentidos, deixando os outros para trás. De qualquer forma, quem promoveu o furto (ou roubo, nunca sei a diferença) tem um tato aguçado. Só fiquei triste, não pelo texto, mas pelo contexto que as ladras utilizaram para atingir seus objetivos: utilizar o povo Cigano em tão lamentável atitude.
    Mas, o texto é rico em sentidos!
    Elisa

    ResponderExcluir
  4. A forma poética como você descreve uma história de contratempos que tiraria qualquer um do sério é realmente uma delícia. Aliás, sempre gosto da sua forma de contar histórias, sempre convincente.
    Agradeço o presente musical, fecha com chave de ouro!
    Vaneska

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vaneska, nobrigada! Eu me acho muito prosaica demais, às vezes, por isso me surpreende o que vc . diz , creio que a forma poética é mais do Cartola do que da minha parte., não? Foi tudo verdade, costumo só falar a verdade,somente a verdade...

      Excluir
    2. Prosaico rs? Nem de longe rs! Realmente eu tenho olhares de poesia e a encontro em lugares inusitados, mas não tem como não dizer que isso não foi poético: "Domingo pródigo de sol e azul celeste..." "- Essa é a flor que não se cheira! Una flor sin olor! –"..."olor muy fuerte y manos muy delicadas, é tudo que diz- comentando sobre a flor rubra e traiçoeira que se alimenta da ingenuidade alheia".
      Certamente ouvir o Cartola incrementa essa "onda" poética que rola ao final rs.
      Vaneska

      Excluir
  5. "Tínhamos caído no conto da rosa", concordo com Vaneska, pura poesia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os mais rodopiantes!

UM SONHO DE VIAGEM

CHEGAR E PARTIR

11 SUGESTÕES PARA FICAR DE PÉ, SEGUIDAS DE UMA SUGESTÃO EXTRA